• Fernanda

O Método 7ºSentido

Quando você sabe que está no caminho certo?

Quando você sabe que é o momento de seguir adiante ou de parar?

Muitas vezes eu ouvi que era o 6º sentido (a intuição) que nos guiava em direção de perguntas como essas, porém faz 3 anos que descobri que não, este é o 7º sentido.

Bem-vindo(a) a este artigo onde lhe compartilho algo muito especial que estou fazendo já faz bastante tempo e até que enfim o publico de maneira oficial, este é o meu novo trabalho chamado Método 7ºSentido.

O 7º sentido está considerado como a consciência que acompanha e guia os demais sentidos. Essa consciência é a que muitas vezes temos “dormida” e depois de certos acontecimentos que nos oferece a vida, nos convida a despertar.

Esse despertar pode ser de uma maneira “brusca” (quando acontecem incidentes graves) ou “leves” (quando acontecem coisas que nos “puxam as orelhas”).

Desde a minha percepção, o fator em comum que leva a pessoa ao momento de despertar do seu 7º sentido é uma sensação prévia, com uma intensidade que vai de menos a mais (tudo vai depender de quanto tempo a pessoa carregue isso dentro), de que algo internamente mudou. Certos pensamentos sobre a satisfação da atividade profissional, relacionamentos interpessoais, gostos, preferências e avaliações sobre acontecimentos do passado, presente e os que estão por vir do futuro, vão sendo cada vez mais frequentes e questionam constantemente se a pessoa está ou não no caminho certo, qual é a utilidade de alguns comportamentos e decisões, quem é, do que gosta, quais são os seus talentos, qual é o seu dom, qual é o seu papel neste mundo e para que nasceu.

Tudo que parece de longe tão transcendental e filosófico, chega com força e pode nos bloquear emocionalmente.

Este momento de perceber que já não nos sentimos internamente igual e que tudo isso impacta na nossa razão e motivação de nos levantar todos os dias e seguir adiante com a nossa rotina e planos, esse ponto chave eu o chamo de “momento crack”.

Não vou me estender nisso agora porque eu já tenho um artigo dedicado a este tema, que é algo comum e normalmente acontece mais de 1 vez na vida. Leia AQUI o artigo “momento crack”.

O seu 7º sentido tem registrado uma sabedoria incrível sobre quem você é, os seus gostos, o que lhe faz brilhar os olhos e vibrar com a vida. Esta consciência está totalmente unida a sua essência, o seu propósito de vida.

O que lhe faz único(a)?

O que você faz de tão especial que ninguém mais poderia fazer igual?


Saber a resposta dessas perguntas lhe orientam em qualquer decisão que você possa tomar e em qualquer âmbito. Se convertem na sua bússola que lhe guia em direção ao caminho do seu bem-estar físico e mental. Tudo isso se mantém de maneira sustentável durante os anos de vida porque se retroalimenta do seu desenvolvimento pessoal e também cumpre outra função que é de “válvula de escape” para os momentos de mais estresse e tensão. Você se conhece e administrar melhor as suas emoções.

Descobrir e colocar em prática o que lhe faz especial para este mundo, é a sua fonte inesgotável de energia e motivação.

Como lhe comentava no começo desse artigo, em 2017 conheci um conceito que mudou por completo a minha visão sobre os meus talentos, habilidades e dons. Conheci o IKIGAI. O IKIGAI é um conceito da cultura japonesa que nos ensina a importância de viver em harmonia com a nossa razão de ser. A ideia principal é: quanto mais tempo você dedique e pratique a sua razão de ser, mais anos de vida de qualidade você viverá e mais felicidade você terá em todos os âmbitos da vida. É como uma chave “coringa” de paz e coerência interna que abre todas as portas de diferentes áreas da sua vida.


A minha definição pessoal sobre o IKIGAI é: a fusão de todos os sentidos em um só. É dar sentido a toda a sua história pessoal. É conectar diretamente e sem limite com a sua motivação de vida. É o motivo pelo qual você veio a este mundo e o que você tem em mãos para contribuir a um entorno cada dia melhor. E você sabe o melhor disso tudo? O seu IKIGAI não é uma atividade profissional e nem uma profissão em concreto E SIM um estado de ser. Nasce com você e em diferentes momentos da sua vida se manifesta procurando distintas maneiras de se comunicar consigo e com o mundo.


O IKIGAI segundo o livro “IKIGAI – Os segredos do Japão para uma vida longa e feliz” de Hector García (Kirai) e Francesc Miralles: “Segundo os japoneses, todo o mundo tem um IKIGAI, um motivo para existir. Alguns já o encontraram e são conscientes do seu IKIGAI, outros o tem dentro, porém seguem na sua procura. Este é um dos segredos para uma vida longa, jovem e feliz como a que tem os habitantes de Okinawa, a ilha de maior longevidade do mundo”.


O IKIGAI segundo o livro “IKIGAI – Seu programa de 12 semanas para encontrar o segredo da sua felicidade” da Caroline de Surany: “Conhecer o IKIGAI é ter uma razão para se levantar cada manhã. Dar sentido a vida e fazê-la agradável. O sentido da vida não é outra coisa senão o que nos motiva a viver?”.


A minha busca pelo meu IKIGAI começou pelo esquema abaixo desenvolvido segundo as minhas investigações por Andrés Zuzunaga em 2011, que é muito interessante e visual:

No sentido inverso dos ponteiros do relógio:

1º circulo grande: o que você ama

2º circulo grande: o que você faz bem

3º circulo grande: pelo que lhe pagarão

4º circulo grande: o que o mundo precisa


1ª interseção: Paixão

2ª interseção: Vocação

3ª interseção: Profissão

4ª interseção: Missão

E no meio do gráfico = * que representa o seu propósito.

Depois foram desenvolvendo e aperfeiçoando este diagrama e é o que eu uso no Método 7ºSentido:



Depois de ter encontrado a minha 1ª versão do meu IKIGAI (sim, o IKIGAI vai evoluindo de acordo com o seu amadurecimento e prática), comecei a investigar mais sobre este tema e ler livros como os que mencionei anteriormente. Procurei diferentes estruturas de como chegar de uma maneira mais eficiente e consistente ao IKIGAI e como transformar tudo isso em uma profissão ou como aplicar esse conhecimento na minha profissão atual.

Li também o programa do livro “Vivendo de Propósito” do autor brasileiro Arnaldo Neto. Não me cansei de buscar e investigar sobre o propósito de vida, essência, dom, talentos...

Procurava por uma estrutura baseada no IKIGAI que me permitisse além de descobri-lo, desenvolvê-lo e torna-lo real na minha vida. Algo provado e com acompanhamento que me permitisse uma transformação pessoal.

Então foi aí que uma grande obra de arte nasceu, o Método 7ºSentido. Reuni todos os meus conhecimentos e práticas que me ajudavam nesse processo e consegui desenvolver uma estrutura intuitiva e eficiente que me permitiu chegar, testar, comprovar e me sentir cômoda e feliz com o meu IKIGAI.


O Método 7ºSentido tem como base o esquema mais evoluído do IKIGAI, com todos os seus círculos, interseções e possíveis dificuldades que você pode encontrar no caminho. É uma mistura de diferentes exercícios vindos do coaching, PNL, psicoterapias, autoajuda entre outros e também de muitas reflexões que tive com amigos, clientes e familiares. É um passo a passo que lhe acompanha no “despertar” paulatino da sua razão de ser, no que você tem de especial e além disso lhe fornece uma estrutura para que você “pouse” os seus planos e transforme em realidade a sua pratica da sua própria essência/ do seu propósito vital.


Desde 2017 estou provando o Método 7ºSentido como um curso individual e com sessões pontuais com diferentes pessoas e perfis, mais e menos “curtidos” no autoconhecimento e os resultados são incríveis. Em breve você poderá lê-los na minha escola online.


O Método 7ºSentido não lhe proporciona somente uma informação de autoconhecimento, lhe oferece uma transformação pessoal.

Está estruturado em 21 encontros onde em cada um deles você vai pouco a pouco construindo com as suas próprias palavras e ações o seu plano de transformação, que pode estar orientado a uma mudança de vida “radical” ou ampliar espaço na sua vida para o seu IKIGAI na sua atividade profissional atual. Se adapta a velocidade das mudanças que você deseja na sua vida.

À medida que você vai avançando na sua formação, você se da conta da quantidade de recursos, ideias, experiências que já tem disponível para colocar tudo isso ao seu favor e também utilizar o seu passado como o seu grande aliado neste momento. Lhe surpreenderá com os seus talentos e habilidades ocultos ou infra utilizados e impulsará certos gostos e preferencias que produzem bem-estar para você e para outras pessoas que estão ao seu redor.

Você é o mestre(a) da sua sabedoria. Ninguém melhor que você pode fazer melhor o lhe faz especial, com a sua perspectiva e com a sua motivação. Você conhecerá e fortalecerá aspectos pessoais importantes para se sentir mais forte e criativo(a).

Em uma sociedade tão demandante de conhecimentos, de que nunca é suficiente o que já sabemos e que tudo tem um tempo de validade curto, saber que você está completo(a) para dar o passo da sua transformação é incrivelmente empoderador.


Por esta pressão externa de manter ou ser de uma determinada maneira para ter sucesso na vida e por outras diversas razões, quando ocorre uma crise interna, tudo se desmonta na nossa cabeça e nos sufoca.


O antídoto para voltar a se equilibrar dentro de todo o caos externo é se adaptar com inteligência, adotando uma nova perspectiva de vida que lhe fortalece e não que lhe enfraquece. É aceitar a realidade (porque muitas vezes não nos deixa outra opção), sem se resignar e dando o seu toque especial e único. Com essa estratégia você é consciente do que acontece ao seu redor, porém o seu foco, a sua energia está em você, onde você tem o poder de mudar algo. Isso lhe dá poder. Isso fortalece o seu corpo, a sua mente e o seu sistema imunitário.


Mais ou menos na metade do percurso do Método 7ºSentido começa a acontecer algo excepcional, a teoria de conexão dos pontos de Steve Jobs, que diz: “Você não pode conectar os pontos olhando para frente. Você só pode conectá-los olhando para trás. Então você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro. Você tem que confiar em alguma coisa – sua garra, destino, karma, vida, o que quer que seja. Esta abordagem nunca me decepcionou, e fez toda a diferença na minha vida”.


Conectar com os pontos através de uma estrutura provada e com acompanhamento de alguém que passou pelos mesmos passos, lhe permite confiar plenamente que esses pontos existem e que você está repleto(a) de recursos e ideias que podem dar um novo significado para a sua vida.


Outro benefício tangível que você obtém descobrindo e colocando em prática a sua parte única, é o aumento da percepção da sua própria empregabilidade. Se abre um novo “leque” incrível de possibilidades profissionais onde você pode prospectar com uma segurança muito forte de satisfação profissional. Você já não procura um posto de trabalho qualquer e sim uma atividade profissional onde você pode manifestar o seu IKIGAI. Com essa nova forma de orientar o seu olhar sobre o mercado de trabalho, você já não se “venderá” nos processos de seleção somente desde as suas habilidades, capacidades, talentos e experiências anteriores e sim também através dos resultados obtidos no seu passado e os que você chegar a conseguir quando você está alinhado(a) com o seu propósito de vida. Dando importância e praticando o seu IKIGAI também na sua área profissional, você aumenta a sua probabilidade de sucesso e motivação.


Além da sua digital, da sua íris, da sua forma de caminhar e do seu DNA, há algo ainda mais único em você: a resposta do para que você nasceu.

Quase nada, não é? rsrsrs

Se lhe interessa conhecer o que você tem de especial, lhe convido a que você se escreva no mini curso online GRATIS: O segredo é VOCÊ - Se aproximando do seu IKIGAI (se inscreva AQUI) , disponível na minha escola online 7ºSentido Academy (cursos.7sentidoacademy.com).Esse mini curso lhe introduzirá ao “mundo” do Método 7ºSentido. Depois da realização desse mini curso, se você gostar e desejar continuar a sua investigação pessoal, você poderá se inscrever no Método 7ºSentido. Além disso, como forma de agradecimento por ter participado do mini curso online, você receberá um super desconto para se inscrever no Método 7ºSentido.

Você pode compartilhar essa informação sobre o mini curso e este artigo com quem quiser.


Você imagina um mundo onde a maioria das pessoas dediquem o seu tempo de vida ao que realmente lhes motiva? Talvez seria um mundo melhor, não é verdade?


Este é o meu primeiro passo e a minha contribuição. E você, como pode tornar real esse mundo hipotético?

Sim, é possível viver do que você mais gosta e o que lhe da mais prazer e motivação.

Tudo é uma questão de planejamento, constância e harmonia entre o que você pensa, faz e sente.

Se você não investe tempo em você, quem o fará?


Muito obrigada

Um super abraço,

Fernanda


**Me escute e me siga no meu Podcast "Eu escolho o meu futuro profissional" disponível em Spotify, Google Podcasts, iVoox, Anchor, Breaker, Pocket Casts e Radio Public.


***Me siga no Instagram, Facebook e Linkedin @7sentidoacademy