QUANDO TRANSFORMAMOS O SONHO EM PESADELO

 

Como todos já sabemos, sonhar é uma ação muito natural do ser humano e muitas vezes é o combustível da nossa motivação. 
Sonhar ou desejar algo que ainda não temos é muito prazeroso e como dizem: "sonhar não custa nada". 
Este texto está repleto de bons propósitos para que facilite uma reflexão sobre os indicadores que fazem a gente se perder dos nossos próprios sonhos, transformando-os no nosso pesadelo. 
Nas minhas experiências, conversas e reflexões pude identificar 3 indicadores que, quando acontecem (um ou todos juntos), nos alertam que o sonho possivelmente se transformou em um pesadelo ou em um problema. São eles: 
  • quando você se preocupa ou idealiza as expectativas de como você será quando alcance o seu sonho, ou o que vai sentir, ver ou ter depois de conquistá-lo;
  • quando depois de alcançá-lo ou estar bem perto de conquistá-lo, a ansiedade por saber os próximos desafios/objetivos/sonhos têm a maior prioridade. É justo aquele momento: "E agora o que faço?"; 
  • quando manter o sonho no momento presente custa tanto esforço que você não é capaz de aproveitar a vida como antes.
Quando conquistamos um sonho, com muito esforço ou não, possivelmente você investiu muita energia e tempo idealizando-o, dinheiro ou inclusive prescindiu do que você mais queria para conquistar o que tanto sonhava. Então agora você me pergunta: qual é o problema? Onde está a armadilha?
Para mim, a grande armadilha está na importância que você dá ao seu sonho. A importância de alcançá-lo fará que você se esqueça do que realmente tem um grande valor para você.
Tudo o que achamos muito importante no momento presente, olhando com perspectiva ao longo dos anos, não o é. Por exemplo, tente lembrar de algo que era muito importante para você no passado (coisas materiais ou não) e depois olhe para a sua vida atual e pense se continua tendo a mesma importância. O que há de diferente? A maioria das vezes não nos damos conta que as importâncias que damos em cada momento da nossa vida muda. 
Outros fatores que influenciam muito na importância que damos aos nossos sonhos e desejos são os compromissos e pactos que fazemos com nós mesmos no momento de idealizá-los. Todos esses elementos não nos permitem ser flexíveis e mudar segundo as circunstâncias da vida que naturalmente mudam
Acreditem, muitas pessoas ficam presas nesse "buraco" psicológico. Ser consciente de todos esses fatores nos liberam e nos permitem viver melhor. 
Então, qual é o segredo? Não ter sonhos e desejos?
Claro que não, para mim o segredo está na busca do que realmente é importante para você no momento atual, no que está vivendo agora, o que já está nas suas mãos, aproveitando e aceitando tal como se apresenta. 
Claro que você pode querer melhorar, desejar ou sonhar, mas construindo os passos desde já, sendo feliz desde agora. Quantas vezes você já escutou: quando tiver essa casa ou esse carro ou essas sonhadas férias, serei feliz. Isso é muito frequente e quer dizer que somente depois de conquistar esses sonhos você vai desfrutar e ser feliz e para mim AQUI está a armadilha, faz você perder de vista o seu momento presente. 
Planejar o seu sonho é muito válido, sempre e quando os seus passos em direção a este destino seja SER FELIZ JÁ. Isso representará um degrau a mais para chegar ao seu sonho. Você sabe o que acontece quando chega a conquistar o sonho/objetivo? Você se da conta que o mais valioso e importante foi o caminho, tudo o que você aproveitou. 
Olhando, pensando e sentindo o seu momento presente, você alcançará o que você quer no futuro. 
Conheça a si mesmo. Talvez o melhor caminho até o seu sonho não é caminhando, é voando. Você sabe voar?

  

Se esta leitura foi útil e você sente que é um bom momento para você evoluir como ser humano, entre em contato comigo para saber mais detalhadamente como posso te ajudar.  

 


Escribir comentario

Comentarios: 1
  • #1

    Daniele (lunes, 22 enero 2018 02:02)

    Linda mensagem. Vivemos ansiosamente e futuro e esquecemos do presente.