expectativa

 

 

Poderíamos viver sem ela? 

Qual é o significado de tê-la constantemente?

 

É óbvio que seria mais fácil viver, ou pelo menos viveríamos com menos ansiedade se não tivéssemos expectativas do que vai acontecer, do que vão pensar e dizer, de que maneira vamos agradar mais, etc…

 

O objetivo desse texto é oferecer um espaço de reflexão sobre as expectativas e os compromissos ou acordos pessoais. 

 

As expectativas são nossas e na maioria dos casos pensamos que são dos outros e por isso sofremos. Ora, como queremos cumprir com as expectativas criadas por nós mesmos sem ao menos confirma-las com os outros? É uma armadilha da nossa mente e constantemente caímos nela; a única maneira de livrar-nos dela é ser consciente que isso existe e atuar de outra maneira. 

 

Quando as expectativas estão pactuadas entre as partes envolvidas, isso se chama acordo, compromisso e, funciona melhor que ter esperança que algo vai acontecer. 

 

Eu acho que, ter expectativas é perder parte do momento presente, dado que você usará parte do seu tempo projetando uma imagem sua ou de outra pessoa no futuro, que muito provavelmente não se corresponda com o que acontecerá lá na frente. Além do mais, as expectativas não cumpridas, normalmente doem e também nos causam enormes frustrações. 

Então, tentemos nao ter expectativas. Vivamos o momento presente, esperando o melhor da vida mas sem idealizar o que realmente tem que acontecer. Deixe a vida te surpreender!

 

Parece difícil, impossível, idílico, não é? Não se preocupe, é muito normal pensar assim. Eu também passei e passo às vezes por esse pensamento. O aprendizado está em ter presente esse conhecimento e trazê-lo ao consciente nos momentos que você se encontre perdido. Não se trata de aprender e ponto final. É preciso colocar em prática sempre e quando seja necessário, principalmente naquelas situações que as expectativas tomam conta dos seus pensamentos. 

 

Um dos grandes segredos para mim é o empoderamento (dar o poder) à nossa consciência, assim você iluminará todos os momentos de conflito e ansiedade. 

 

Se esta leitura foi útil e você sente que é um bom momento para você evoluir como ser humano, entre em contato comigo para saber mais detalhadamente como posso te ajudar.  

 


Escribir comentario

Comentarios: 0